BYD prepara-se para demolir recordes com supercarro de 3.000 cv: o Yangwang U9 Track Edition
Com carros elétricos, buscar mais e mais potência não é um problema. O Tesla Model S Plaid já provou isso, transformando-se de um sedã de luxo num foguete capaz de superar hipercarros multimilionários graças aos seus mais de 1.000 cv de potência máxima. E o que dizer do Rimac Nevera, que na versão R, já ultrapassou a marca dos 2.000 cv? Pensando bem, isso não é nada comparado ao que a BYD planeja fazer com o superesportivo Yangwang U9 Track Edition.
por Ricardo Caruso

A marca chinesa já havia estabelecido novos padrões em termos de desempenho com o Yangwang U9 “normal”, um carro esportivo de emissão zero capaz de acelerar de zero a 100 km/h em míseros 2,36 segundos, graças aos aproximadamente 1.300 cv de potência libertados pelos seus quatro motores elétricos.

O carro também surpreendeu com as suas suspensões DiSus-X a ar controladas eletronicamente, muito sofisticadas, que permitem rodar sobre apenas três rodas se necessário, dar pequenos saltos (imagem abaixo) ou “dançar”, recurso esse de pouca utilidade no caso, mas que já virou espécie de marca registrada da BYD para chamar atenção do público.

Como qualquer supercarro que se preze, o Yangwang expandirá a sua linha com uma série de edições especiais. De acordo com documentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), a BYD vai começar a mostrar as garras com o Yangwang U9 Track Edition.

Como o nome indica, a versão Track Edition foi projetada para as pistas. Apresenta aerodinâmica mais cuidada ainda: um spoiler dianteiro mais pronunciado e enorme asa traseira fixa no melhor estilo Porsche GT3, para maior downforce; teto de fibra de carbono; rodas aro 20 e pneus com 325 mm de largura. Além disso, o endemoniado esportivo, novamente graças aos seus quatro motores elétricos, atingirá fenomenais 3.019 cv de potência máxima (754 cv de cada motor), quase o triplo do Bugatti Veyron com seus “singelos” 1200 cv. Resta saber qual será o seu desempenho. Nem pense em coisas como zero a 100 km/h, mas sim em 0-200 ou 0-300 km/h !!!.
Segundo os dados de homologação, a velocidade máxima é de 350 km/h, mas o U9 “normal” já alcançou 391,9 km/h, com apenas 1.287 cv. O peso é de 2.480 kg, o que dá ao modelo uma relação peso/potência alucinante: 0,82 kg/cv.