Koenigsegg Sadair’s Spear, o devorador de recordes
Quando apresentou a versão Sadair’s Spear do Jesko, a Koenigsegg afirmou que aquele era um carro desenvolvido para pulverizar recordes. E assim foi. O superesportivo acabou de marcar o seu primeiro recorde, na pista de em Laguna Seca, Estados Unidos, para carros de produção. Mas não foi tão fácil assim, e alguns desafios surgiram pelo caminho.
por Marcos Cesar Silva

O primeiro deles tinha a ver com o nível de ruído no circuito, que naquele dia exato não poderia superar os 90 dB. Por causa disso, o Sadair’s Spear precisou receber um silenciador extra na traseira, o que reduziu um pouco a potência, aumentou o peso e piorou a distribuição de peso do conjunto.

Jesko von Koenigsegg, pai do chefão da marca, era entusiasta do esporte equestre. Em 1976, montou pela última vez o seu cavalo favorito: o Sadair’s Spear. Quase cinco décadas depois, o nome batizou uma edição exclusiva do Jesko, tributo discreto, mas repleto de significados, até na cor escolhida, a mesma da pelagem do animal.

O Koenigsegg Jesko Sadair’s Spear é mais leve, mais rápido e foi desenvolvido com o objetivo de quebrar recordes. É alimentado por um motor 5.0V8 biturbo, mas agora a potência máxima saltou de 1.298 cv para os 1.603 cv (quando abastecido com gasolina E85).

A caixa de câmbio LST (“Light Speed Transmission”) foi reescalonada e o peso total do carro foi reduzido para 1.290 kg, graças à presença de bancos ultraleves e rodas construídas em carbono. Cada uma pesa menos de oito quilos.
Por falar em rodas, para a busca do recorde as rodas de fibra de carbono foram substituídas por um conjunto mais convencional (e mais pesado) de alumínio. Depois das mudanças, Markus Lundh, piloto de testes da marca, levou finalmente o Koenigsegg para a pista.

Com o tempo de permanência na pista muito limitado, cada segundo contava, mas o Koenigsegg Sadair’s Spear precisou de apenas 1m24.16s para efetuar uma volta completa no histórico traçado e bater o recorde, menos 0,23s que o anterior, estabelecido por um Czinger 21C.

Numa lista de recordes que se prevê que será bastante extensa, o Sadair’s Spear passou a incluir o título de carro de produção mais rápido no circuito norte-americano de Laguna Seca. Esse é só o começo…


