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Com medo dos chineses,Tesla lança o novo Model Y Standard, seu elétrico popular

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A Tesla apresentou o novo Model Y Standard, uma versão mais acessível e bastante simplificada do seu SUV elétrico mais vendido A ideia é democratizar o acesso de mais pessoas aos carros elétricos. Com preço inicial de cerca de US$ 43 mil (R$ 230 mil reais) e autonomia padrão EPA de até 516 km, esta versão visa atrair um público mais amplo, que busca um carro elétrico Tesla sem pagar os preços das versões Long Range ou Performance, ou receber recursos que simplesmente não aprecia, não precisa ou pelos quais não está disposto a pagar.

por Ricardo Caruso

O Tesla Model Y Standard oferece um bom equilíbrio entre desempenho e preço. Sua aceleração de zero a 100 km/h feita em 6,8 segundos o mantém em linha com o apelo esportivo da marca. A fabricante promete 279 milhas de autonomia (EPA) nesta versão. Ou seja, cerca de 449 km, contra os 532 km que a versão Long Range oferece e os 487 km da versão Performance. Com autonomia estimada em outros métodos de medição em até 516 km, o Y Standard está entre os SUVs elétricos com maior autonomia da categoria.

Tesla Modelo Y Padrão


O Model Y Standard apresenta uma nova dianteira e faróis individuais sem a tecnologia Matrix LED. Ele também conta com nova câmera frontal no para-choque e faróis altos automáticos, mas elimina a tradicional barra de luz que unia os faróis na frente. Na traseira, a barra de LED que conectava os dois conjuntos de lanternas também foi eliminada, e duas lanternas traseiras de LED, menores, agora são destaque.

Uma das novidades mais marcantes é o teto de vidro opaco, que substitui o clássico teto solar panorâmico de vidro, melhorando segundo a marca o isolamento térmico e acústico.

Existem duas opções de rodas: com os raios mais abertos, de 18 polegadas, ou com efeito hélice, de 19 polegadas. As cores disponíveis são apenas três: Stealth Grey (sem acréscimo no preço do carro), White Pearl (+ US$ 1 mil) e Black Diamond (+ US$ 1.600)

O interior mantém o desenho clean característico da Tesla, com console central aberto e bancos com revestimento em dois tons (tecido + material sintético que imita couro). Bancos dianteiros aquecidos e um sistema de multimídia com tela touchscreen de 15,4 polegadas estão presentes dominam a cabine.

O Tesla Molde Y Standard traz de série:

  • Sistema de som com sete alto-falantes
  • Sem rádio FM/AM
  • Volante e espelhos ajustáveis ​​manualmente
  • Bancos traseiros rebatíveis manualmente
  • Filtro de partículas e odores
  • Suspensão passiva simplificada
  • Estofamento em tecido e material sintético misto

O Model Y Standard oferece 941 litros de capacidade no porta-malas (medido até o teto), apenas 30 litros a menos de capacidade de carga que a versão mais cara. Suficiente para a bagagem da família e tudo o que é necessário para viagens longas.

Resumindo, os principais recursos removidos do Tesla popular foram:

Exterior

  • Teto solar panorâmico: O teto de vidro foi substituído por um teto “fechado” (não transparente) coberto por um forro interno.
  • Faróis e lanternas: O Model Y Standard tem um desenho diferente para os para-choques, faróis (sem a barra de luz conectada) e lanternas traseiras.
  • Espelhos retrovisores: Perderam o escurecimento automático e o rebatimento elétrico. 

Interior

  • Entretenimento traseiro: A tela de entretenimento de oito polegadas para os passageiros traseiros foi removida.
  • Áudio: O sistema de som premium de 15 alto-falantes foi substituído por um mais simples, de apenas sete alto-falantes.
  • Bancos: Os bancos são revestidos em tecido com detalhes em material sintético que imita couro, ao invés do revestimento sintético total. A ventilação dos bancos dianteiros e o aquecimento dos traseiros foram removidos.
  • Volante: O ajuste do volante, que antes era elétrico, agora é manual.
  • Console central: O console central dianteiro foi redesenhado com um grande compartimento de armazenamento aberto na frente dos porta-copos, semelhante ao Cybertruck.
  • Outros itens: A iluminação ambiente de LED e o rádio AM/FM também foram eliminados. 

Desempenho e assistência

  • Suspensão: Os amortecedores dinâmicos foram trocados por amortecedores passivos mais simples.
  • Assistência ao motorista (Autopilot): O Autosteer (assistente de condução) foi removido. A versão Standard mantém apenas o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego.
  • Bateria e autonomia: A bateria é menor, o que resulta em autonomia reduzida (mas mesmo assim acima de 500 km). A versão Standard é de tração traseira, enquanto as versões mais caras podem ter tração integral (AWD). 

Como vimos, esta versão não inclui direção autônoma nem suspensão adaptativa, priorizando a simplicidade inclusive na manutenção. No entanto, mantém os recursos essenciais de segurança e assistência ao motorista do ecossistema Tesla.

A Tesla confirmou que as entregas começarão já em novembro de 2025 nos Estados Unidos, com chegada à Europa prevista para o início de 2026. O carro não é comercializado de maneira oficial no Brasil.

Seu preço base de cerca de US$ 43 mil o torna um dos SUVs elétricos mais competitivos do mercado em termos de custo/benefício.


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