Oito carros-conceito da GM que faziam sonhar nos anos 1950

Hoje os carros da GM são, na grande maioria, apenas meios de transporte, uns sem graça, outros nem tanto, mas durante a década de 1950, foi a montadoras americana que mais ditou tendências em desenho automotivo e estilo. Eram carros que faziam as pessoas sonhar. Hoje, ao analisarmos todos os carros-conceito (na época chamados de dream cars) que a GM projetou e exibiu, percebemos que foi aquele estilo — futurista e cheio de cromados — que fez muitos desses carros-conceito serem lembrados até hoje.

Harley Earl ao volante do conceito Buick LeSabre de 1951 (foto arquivo GM)
Muitos dos carros-conceito da GM, ainda hoje admirados por entusiastas e consumidores, foram projetados sob a liderança e direção do genial Harley Earl. Do La Salle em 1927 ao Buick Y em 1938, Earl começou a escrever um grande capítulo na história do desenho automotivo, deixando um legado que perdura desde então.
Durante a década de 1950, a equipe de Earl na GM competia com Virgil Exner, da Chrysler, e George Walker, da Ford. Esses homens talentosos apresentaram ao público uma grande paixão pelos automóveis e pelas mudanças no desenho automotivo.

AUTO&TÉCNICA trata aqui de alguns dos mais populares carros-conceito da GM da década de 1950 que impactaram o desenho automotivo. Por exemplo, o Buick LeSabre de 1951 que aparece no abre desta matéria, era um modelo impressionante. Foi o primeiro a apresentar o para-brisa panorâmico envolvente, a dianteira com visual inspirado em turbina de avião e outros recursos interessantes. Alguns o chamavam de “carro pessoal” de Harley Earl, o que era verdade. Um dos desenhistas mais talentosos da GM envolvido no conceito do LeSabre foi Edward Glowacki. A carroceria utilizava painéis de magnésio e foi fortemente influenciada pelo desenho aeronáutico.
Conceito do Firebird I XP 21 1954 (arquivo GM)
Outro conceito de visual influenciado pelo estilo aeronáutico foi o projeto do Firebird I de 1953-54. O modelo tinha um motor de turbina a gás e foi utilizado apenas para exercícios de engenharia e estilo. Foi desenvolvido e projetado sob a direção de Charles L. McCuen, gerente da Divisão de Laboratórios de Pesquisa da GM, e apresentava um estilo semelhante ao de um míssil.
Buick Wildcat II 1954 (arquivo GM)
Em 1954, a Buick apresentou um de seus mais recentes carros-conceito no evento anual “GM Motorama”, que rodava o país em caravana: o Wildcat II. A imagem acima mostra uma versão anterior, mas o modelo foi posteriormente modificado. Ele tinha carroceria de fibra de vidro, além de para-lamas com desenho de asa e saídas de ar características dos carros de produção da Buick. O modelo era funcional e muito apreciado pelo presidente da GM, Harlow Curtice.

Conceito Oldsmobile Delta 1955 (arquivo GM)
O Oldsmobile Delta 88 foi apresentado no “GM Motorama” de 1955 e oferecia a carroceria pintada em dois tons de azul com teto de alumínio escovado azulado, além de um belíssimo acabamento cromado nos paralamas da frente. Um cupê de quatro lugares, a GM o descreveu como “uma previsão do que estava por vir”.
Pontiac Club de Mer de 1956 (arquivo GM)
O Pontiac Club de Mer de 1956 foi apresentado no Motorama daquele ano e atraiu a atenção de muitos participantes. O modelo trazia carroceria de alumínio escovado com um visual inovador, algo repetido anos depois no DeLorean. O departamento de desenho da GM o descreveu como um “laboratório experimental sobre rodas”. Além disso, apresentava um desenho excepcionalmente baixo e estava disponível apenas para dois passageiros.

Buick Centurion 1956 (arquivo GM)
O Centurion de 1956 era um modelo da Buick, oferecendo estilo impecável e introduzindo muitos detalhes estéticos atraentes. Tinha carroceria de fibra de vidro e era equipado com um motor de 325 cv de potência. Um dos grandes diferenciais era o detalhe decorativo traseiro em forma de projétil, que abrigava uma câmera de TV que transmitia imagens em circuito fechado para uma tela no painel, substituindo os espelhos retrovisores. O modelo também oferecia uma bela combinação de cores vermelho e branco, que chamava muita atenção. O Centurion foi projetado por Chuck Jordan, desenhista da GM.
Conceito do Firebird III 1958 no Centro Tecnológico da GM (arquivo GM)
O Firebird III de 1958 era um verdadeiro laboratório sobre rodas. Foi o carro-conceito mais intrigante e significativo apresentado na década de 1950 sob a direção de Harley Earl. Teve enorme impacto em muitos produtos da GM nos anos seguintes.

O modelo tinha pouquíssimos cromados, nenhum vinco paralelo e reinventou completamente as aletas traseiras.
Conceito Cadillac Cyclone XP 74 de 1959 (arquivo GM)
O último conceito da GM que apresentamos é o belíssimo Cadillac Cyclone XP-74 de 1959. O ex-chefe de desenho da GM, Ed Welburn, disse: “Eu vi aquele carro, e aquilo me fez passar de um apaixonado por carros para ‘é isso, é isso que eu quero fazer’ “. Welburn mais tarde, depois de ver o carro, escreveu para a GM com a intenção de se tornar um designer automotivo. E assim aconteceu.
O conceito do Cyclone foi uma grande inspiração para muitas pessoas. Walter McCall, autor do livro “80 Anos de Cadillac La Salle”, disse que “o Cadillac Cyclone parecia saído de um filme de ficção científica”. O modelo oferecia um recurso visual incrível: teto em forma de bolha que podia ser levantado para facilitar a entrada e a saída. Também contava com um sinal sonoro que alertava o motorista sobre um impacto iminente durante a condução. As lanternas traseiras redondas e as aletas conferiam ao modelo um toque realmente futurista.
A conclusão é de que, muitos dos carros-conceito da GM apresentados nos Motorama durante a década de 1950 foram um enorme sucesso. Hoje, o legado de Harley Earl e seus belíssimos modelos da GM sempre farão parte das nossas boas lembranças e herança automotiva.

