TESTE: Peugeot 2008 Allure
O segmento dos SUVs compactos segue em alta aqui no Brasil, e o Peugeot 2008 chegou ao mercado no início do ano trazendo a nova fase do modelo produzido em Porto Real (RJ). Entre as versões, a Allure — que AUTO&TÉCNICA avaliou e custa R$ 128 mil — ocupa um espaço estratégico: não é a mais básica (Active, R$ 120 mil), tampouco a topo de linha (GT, R$ 147 mil), mas traz interessante equilíbrio entre tecnologia, conforto e preço competitivo. Rodamos com o novo 2008 Allure para saber o que ele oferece ao seu motorista no dia a dia. E a surpresa foi positiva.
por Ricardo Caruso

Desenho marcante

A Peugeot sempre tratou o estilo e visual de seus carros como grandes diferenciais, e no caso do 2008, segue a regra. A versão Allure traz a mesma assinatura visual das “irmãs” — mais cara ou menos cara — com a belíssima grade frontal em formato trapezoidal e com efeito tridimensional, os faróis de LED com os já característicos “dentes de sabre” e lanternas com interessante efeito visual.

As rodas aro 17 diamantadas calçadas com pneus 215/60 completam o conjunto, transmitindo modernidade e robustez. Com certeza estão entre as rodas mais bonitas disponíveis hoje entre os carros nacionais.

As laterais são elegantes, com coluna C larga e teto com efeito flutuante. Os apliques em preto e cinza na parte inferior das portas são bem cuidados e, na traseira, a marca repete a criatividade aplicada no resto do desenho, com lanternas altas e horizontais, em material escurecido. Tem efeito 3D e iluminação por LED. A ampla tampa também inclui um letreiro e o emblema “2008” em preto fosco; existem sensores de proximidade traseiros e câmera de ré.

O resultado é um SUV que se destaca no trânsito e no cenário de mesmices que vemos nas ruas. O porte é o mesmo de um modelo compacto-médio, mas a carroceria tem linhas fortes e vincos bem definidos, que conferem imponência ao francesinho. Para quem busca um carro que transmite sofisticação sem exageros, o 2008 Allure é certeiro. Trata-se de um produto semelhante ao 2008 vendido na Europa, com as mesmas três versões e a mesma plataforma CMP. Importado da Argentina, é o melhor retrato na nova e boa fase da marca francesa.


As dimensões do Peugeot 2008 são 4.309 mm de comprimento, 1.776 mm de largura, 1.548 mm de altura e 2.612 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 419 litros, e o tanque de combustível para 47 litros. O Fiat Pulse, como referência de comparação, tem 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.576 mm de altura e 2.532 mm de distância entre os eixos. O porta-malas tem capacidade para 370 litros e tanque de combustível de 47 litros.
Interior requintado


Ao entrar na cabine, a sensação clara é de estar ao volante de um modelo de categoria superior. O painel é em dois níveis; o i-Cockpit é elevado e visualizado por cima do volante — de base achatada — o que dá um toque diferente a quem está dirigindo, melhora a ergonomia e reforça a identidade da marca. O acabamento interno combina plásticos de boa textura e qualidade com detalhes em black piano e aplicação de tecido nas portas, entregando uma atmosfera elegante.




O interior do Peugeot 2008 Allure 2025 mostra um desenho moderno e tecnologicamente avançado, com acabamento escurecido; painel de instrumentos digital i-Cockpit de 10 polegadas em 2D; central multimídia de 10,3 polegadas com tela flutuante, boa definição e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, e detalhes em preto brilhante e prateado. Bancos revestidos de material sintético que imita couro é um diferencial, além de itens como carregador de smartphone por indução, sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° e retrovisores com ajuste elétrico. Os comandos são intuitivos e há ainda o painel digital configurável, que agrega modernidade ao posto do motorista.
O espaço interno é correto para quatro adultos viajarem confortavelmente, ainda que o passageiro central traseiro encare um assento mais firme e o túnel levemente elevado. O porta-malas de 419 litros é um dos pontos fortes do SUV: amplo e bem aproveitável para viagens em família.
Mecânica: eficiência com economia

O Peugeot 2008 Allure 2025 vem equipado com o motor 1.0 turbo flex, de três cilindros, amplamente conhecido e aplicado nos carros da Stellantis. São 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv com gasolina, sempre a 5.750 rpm, além de 20,4 mkgf de torque máximo (E/G) já em baixas rotações (1.750 rpm). O diâmetro x curso dos pistões é de 70 x 86,5 mm, o que indica o favorecimento do torque em baixas rotações. A potência específica é alta, de 130 cv/litro. Esse motor trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT Aisin K313, que simula até sete marchas. A calibração do câmbio privilegia a suavidade de funcionamento, mas há a possibilidade de trocas manuais na alavanca para quem busca maior interação.



O desempenho é amplamente satisfatório para a proposta do SUV: respostas rápidas e agilidade em uso urbano, boas retomadas de velocidade e economia de combustível. Durante nosso teste, o 2008 Allure registrou médias de 8,7 km/l (E) e 12,2 km/l (G) na cidade e 10,1 km/l (E) e 14,7 (G) km/l na estrada, números muito bons e que o colocam entre os mais eficientes do segmento. Abastecido com etanol, a velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h em 10,1 segundos. Em termos aerodinâmicos, o Cx é de 0,34, com área frontal de 2,34 m2.
Comportamento dinâmico: conforto

O isolamento acústico é bem cuidado e agrada, e o rodar transmite segurança e conforto, com suspensão bem ajustada ao piso brasileiro. Na frente usa sistema McPherson e na traseira eixo de torção. O acerto de suspensão prioriza o conforto, absorvendo irregularidades do caminho com surpreendente maestria. A direção elétrica é leve em manobras e ganha peso conforme aumenta a velocidade, transmitindo confiança. Apesar da proposta familiar, o 2008 Allure mostra equilíbrio nas curvas, sem exagerar no rolling (inclinação) da carroceria. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira.

O conjunto mecânico (powertrain, suspensões, freio e direção) transmite aquela boa sensação europeia de refinamento, mas tudo bem adaptado ao Brasil. O carro não é esportivo, e nem precisa ser: sua vocação está na condução tranquila, confortável e eficiente.

Segurança e equipamentos
Na lista de equipamentos, o 2008 Allure 2025 vem bem recheado, com destaque para:
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e de tração
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Ar-condicionado digital
- Multimídia de 10” com espelhamento sem fio
- O pacote de assistências avançadas (ADAS), como frenagem autônoma de emergência e alerta de troca de faixa, fica reservado a versão mais cara, mas o Allure oferece o essencial com nível de segurança adequado para o dia a dia.



Preço e posicionamento
A Peugeot posiciona o 2008 Allure como uma versão de meio-termo, inteligente: entrega estilo muito atual, tecnologia e motor eficiente por um valor mais acessível que o da versão GT. Os principais concorrentes do Peugeot 2008 Allure são SUVs compactos, como o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Renault Kardian, Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks, entre outros menos cotados, além de modelos do mesmo Grupo como os Fiat Pulse e Fastback e o Jeep Renegade na versão de entrada, mas são modelos com propostas diferentes.

O 2008 Allure compete firme contra esses, com seu motor 1.0 Turbo de 130 cv e bom nível de equipamentos. O preço é competitivo diante dos rivais, especialmente considerando a lista de equipamentos de série e o bom porta-malas.
Conclusão
O Peugeot 2008 Allure 2025 mostra que a marca francesa finalmente encontrou o equilíbrio entre desenho, projeto, eficiência e relação custo/benefício. Não dá para negar que ele é um carro muito bonito, bem desenhado e uma alternativa chamativa aos SUVs mais vendidos: oferece conteúdo na medida certa, visual diferenciado e uma pegada de conforto que agrada no uso do dia a dia.

Quem tinha receio dos carros da marca, pode ficar tranquilo. A coisa mudou e muito para o lado dos franceses. Para quem busca um SUV compacto espaçoso, com personalidade, requinte e economia, sem necessariamente pagar mais pelas versões topo de linha, o 2008 Allure se apresenta como uma escolha muito racional. E ainda traz o charme típico dos bons carros franceses.
