Bluetooth? Que segredo as rodas do Mercedes-AMG GT XX escondem?
Rodas aerodinâmicas controladas por Bluetooth. Esta é a principal novidade do Mercedes-AMG GT XX, que passa dos 360 km/h. Veja como isso funciona.
O conceito Mercedes-AMG GT XX -elétrico de 1.035 cv de potência capaz de passar dos 360 km/h- apresentado há poucos meses, significa um passo ousado em direção ao futuro da tecnologia aplicada nos veículos elétricos, apresentando avanços técnicos de ponta em termos de desempenho e capacidade de carregamento das baterias. Sem contar as rodas…
Entre suas muitas inovações, destaca-se o sistema aerodinâmico ativo, aplicado em especial e também nas rodas. Isso mesmo. Batizadas de Bluetooth Active Aero Wheel, essas rodas foram projetadas para se ajustar dinamicamente, abrindo e fechando aletas para maximizar o resfriamento dos freios ou reduzir o coeficiente de penetração aerodinâmica, dependendo das condições de direção.
por Ricardo Caruso
Essa adaptabilidade é determinante para um veículo projetado para atingir velocidades superiores a 360 km/h, onde a eficiência aerodinâmica se torna primordial.

Em velocidades tão altas, a resistência do ar torna-se um obstáculo significativo para o desempenho. O Mercedes-AMG GT XX passou por extensos testes em túnel de vento para atingir um coeficiente de penetração aerodinâmica excepcionalmente baixo, de apenas 0,198 de Cx. Para comparação, ele é quase tão aerodinâmico quanto o Volkswagen XL1, que detém o título de carro de produção mais aerodinâmico já feito, com Cx de 0,189. Esse foco na aerodinâmica não é apenas para exibição nos Salões; ele impacta diretamente o desempenho e a eficiência energética do carro. Por exemplo, a 300 km/h, aproximadamente 83% da potência do carro é dedicada a superar a resistência do ar.

Para gerenciar de maneira eficiente o fluxo de ar, o AMG GT XX utiliza “venezianas” elétricas na parte frontal do veículo. Essas aletas tem grande amplitude de movimento, permitindo o controle preciso do fluxo de ar. O sistema de controle do veículo visa manter essas “venezianas” fechadas o máximo possível para manter a eficiência aerodinâmica ideal. Além disso, o carro possui a parte inferior da carroceria totalmente plana e um difusor traseiro, que trabalham juntos para criar um “efeito Venturi”. Esse efeito ajuda a manter o carro firmemente pregado no asfalto em altas velocidades. Até mesmo o desenho das saias laterais desempenha papel importante no direcionamento cuidadoso do fluxo de ar ao redor do veículo.

Embora o Mercedes-AMG GT XX ostente inúmeras melhorias aerodinâmicas, incluindo avançados elementos aerodinâmicos ativos, o recurso mais inovador é, sem dúvida, as rodas aerodinâmicas ativas. Ao contrário de outros auxílios “inteligentes” encontrados em vários carros de produção, o GT XX incorpora flaps (aletas) nas próprias rodas, que abrem e fecham para facilitar o resfriamento dos freios ou reduzir o arrasto aerodinâmico, oferecendo uma abordagem única para otimizar o desempenho.

O que diferencia essas rodas aerodinâmicas ativas é o uso inovador da tecnologia. Cada roda é equipada com um cubo central que extrai energia da rotação da própria roda, eliminando a necessidade de uma conexão direta via cabo aos sistemas centrais do carro.

Ao invés disso, as rodas se comunicam sem fio com o gerenciamento do AMG via Bluetooth, uma aplicação inovadora da conectividade sem fio na engenharia automotiva.

Essa conexão Bluetooth permite que as rodas recebam instruções sobre quando abrir ou fechar suas aletas, com base nas condições de direção e nas necessidades de desempenho em tempo real. A implementação de rodas com Bluetooth representa um avanço significativo em relação aos projetos automotivos tradicionais e reforça o compromisso da Mercedes-AMG em expandir os limites da inovação.

Recurso | Descrição | Benefício |
---|---|---|
Rodas Aero Ativas | As abas abrem/fecham com base nas condições de direção | Resfriamento otimizado do freio e arrasto reduzido |
Conectividade Bluetooth | Comunicação sem fio com o sistema do carro | Elimina a necessidade de cabos e simplifica o projeto |
Hub auto-alimentado | Gera energia a partir da rotação da roda | Operação autônoma, sem fonte de alimentação externa |
Viabilidade da produção
Questionado sobre a possibilidade dessas rodas inovadoras chegarem aos veículos de produção, o chefão da Mercedes-AMG, Michael Schiebe, afirmou que as chances “não eram pequenas”. Essa declaração gerou grande entusiasmo entre os jornalistas especializados e entusiastas do meio automotivo. Schiebe explicou ainda que o conceito surgiu de um projeto pessoal de um engenheiro, desenvolvido de forma independente e posteriormente apresentado à gerência da empresa, que acolheu a ideia devido à sua novidade e potencial.

No entanto, o caminho para a produção não está livre de desafios. Uma preocupação notável é a vulnerabilidade das rodas com Bluetooth a danos causados pelo meio-fio durante manobras de estacionamento. Proteger essas rodas contra incidentes será uma consideração crítica no processo de projeto e engenharia. Em última análise, a decisão de incorporar rodas aerodinâmicas ativas em veículos de produção dependerá se os benefícios que elas oferecem em termos de resfriamento e aerodinâmica justificam a complexidade e custo adicionais. Testes e análises rigorosos serão necessários para determinar o impacto real dessas rodas no desempenho e na eficiência do veículo.

O desenvolvimento de rodas aerodinâmicas ativas com Bluetooth representa um avanço significativo na tecnologia automotiva. Sua potencial introdução em veículos de produção pode marcar uma nova era de inovação aerodinâmica, aprimorando o desempenho e a eficiência. À medida que a Mercedes-AMG continua explorando as possibilidades da tecnologia de veículos elétricos, o futuro dessas rodas continua sendo um quesito de grande interesse e expectativa no mundo dos automóveis.