Tecnologia

Ferrari mostra as entranhas: estes são o motor, bateria e chassi do seu primeiro modelo elétrico

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Em evento que aconteceu em Maranello, na Itália, a Ferrari exibiu pela primeira vez a parte da tecnologia que vai mover o seu aguardado modelo 100% elétrico, conhecido até agora pelo nome-código “Elettrica” (a designação ainda não está definida).

por Marcos Cesar Silva, fotos Ferrari

©Ferrari | Chassis

Os planos da Ferrari preveem que 20% de sua linha seja 100% elétrica até 2030. Longe de ser pressão dos consumidores, é um movimento bastante estratégico: a marca ainda estuda produzir motores a combustão movidos com combustíveis sintéticos, mas vê nos elétricos um novo futuro para continuar impressionando.

A tradicional marca italiana exibiu o chassi e o conjunto propulsor do seu futuro modelo, incluindo o “pacote” de baterias e motores elétricos. Mas não foi desta vez que pudemos ver o esportivo em si, embora a estreia oficial esteja prevista para 2026.

Mesmo assim, observando algumas fotos de segredo de modelos camuflados rodando pela Itália, o “Elettrica” poderá assumir diferentes formatos, indo de uma shooting brake a um SUV compacto. Entre os dados técnicos já confirmados, destacam-se a velocidade máxima de 310 km/h, a potência de até 1.000 cv em modo boost e autonomia de 530 km (medida em ciclo WLTP).

©Ferrari | Motor

A Ferrari promete ainda uma experiência sonora própria, sem recorrer a sons artificiais. Para isto, um acelerômetro instalado capta as vibrações do motor e, por meio de algoritmo desenvolvido pela marca, amplifica-as para criar um som característico, fiel à identidade dos seus carros.

O novo modelo terá, ainda, motores elétricos independentes, direção nas rodas traseira e suspensão ativa, que elimina, por exemplo, a necessidade de barra estabilizadora. Com capacidade para mais de quatro ocupantes, o Elettrica aproxima-se mais do SUV Purosangue que dos tradicionais cupês esportivos da marca. Além de ser o primeiro modelo 100% elétrico, será também o segundo Ferrari de quatro portas.

De acordo com informações, o preço deverá começar nos US$ 600 mil. O chassi é fabricado com 75% de alumínio reciclado e o conjunto de baterias, de 122 kWh (foto abaixo), é montado pela própria Ferrari, com células da sul-coreana SK On.

©Ferrari | Bateria

A arquitetura de 800 volts permitirá carregamentos rápidos com até 350 kW e acelerações de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, garantem os italianos. Já o sistema de regeneração de energia foi concebido para simular as trocas de marcha, o que deverá dar uma sensação de condução mais próxima de um modelo com motor a combustão.

Sempre bom lembrar que a marca tem adotado uma abordagem bastante conservadora em relação à eletrificação de seus carros. O segundo modelo elétrico da Ferrari, depois do Elletrica, foi adiado para 2028 devido à procura limitada, enquanto a rival Lamborghini só deverá lançar o seu primeiro EV em 2029.


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