Tecnologia

Baterias: Changan Nevo 06 é o primeiro carro elétrico que pode virar o jogo

Compartilhe!

As novas baterias de ions de sódio da CATL já têm um cliente, e será a Changan que comercializará o primeiro automóvel elétrico com esta tecnologia, que barateia de forma significativa os carros eletrificados. O modelo escolhido é o Nevo 06.

por Marcos Cesar Silva

A promessa de modelos eletrificados bem mais baratos ficou mais próxima da realidade. A Changan Automobile -que no Brasil é representada pela CAOA- apresentou o primeiro modelo que vai fazer uso das baterias de ions de sódio da CATL, o recém apresentado Nevo A06. E qual a vantagem disso? Estas baterias são até 10 vezes mais baratas por kWh que as de ions de lítio.

A verdadeira revolução do Nevo A06 reside na sua tecnologia de carregamento. Ainda com as baterias de sódio apresenta alguns dados interessantes:

  • Bateria 6C de última geração LiFePO₄ (fosfato de ferro-lítio)
  • Arquitetura de 800V (como o Porsche Taycan ou o Hyundai Ioniq 6)
  • Potência máxima de recarga: 350 kW
  • Recarga de 10 a 80% em 12 minutos
  • Recuperação de até 450 km de autonomia em quinze minutos
  • Ganho de 1 km de autonomia por segundo com recarga ultra rápida

O sedã também otimiza o carregamento graças ao seu sistema inteligente, que ajusta automaticamente a potência de carga de acordo com:

  • O estado da bateria,
  • A temperatura,
  • Condições meteorológicas

Em comparação, oTesla Model 3 ou o BMW i4 precisam de 30 a 40 minutos para uma carga equivalente.

O modelo escolhido para a nova bateria é esse mesmo Changan Nevo A06, um sedã —100% elétrico ou elétrico com extensor de autonomia—, que assume assim o papel histórico no segmento. Não pelo carro em si, mas pelo que traz no assoalho: uma bateria que dispensa lítio, cobalto e níquel.

Changan Nevo A06
O sedã elétrico da Changan foi apresentado em setembro de 2025, em duas versões: 100% elétrica ou com extensor de autonomia. Ambas eram equipadas com baterias LFP (fosfato de ferro e lítio). O modelo agora vai receber a primeira bateria de sódio da indústria automotiva.

O Changan Nevo A06 é o carro que será equipado com a nova bateria de ions de sódio Naxtra da CATL, que surge com uma capacidade ainda modesta, de 45 kWh (400 km de autonomia no ciclo CLTC). É a mesma capacidade anunciada recentemente pela CATL para as baterias de sódio que também vão equipar veículos comerciais leves.

A CATL anuncia uma densidade energética de 175 Wh/kg, equiparada com as melhores baterias de ions de lítio LFP, mas inferior às de ions de lítio NMC (níquel, manganês e cobalto). Estas últimas chegam aos 250 Wh/kg, mas alguns desenvolvimentos recentes, incluindo os da própria CATL, já superam os 300 Wh/kg. Olhando para o futuro, as baterias de estado sólido, que estão próximas de chegar ao mercado, prometem 500 Wh/kg.

Já mencionamos que a principal vantage dessas baterias é o preço muito inferior, justificado por recorrerem a matérias-primas mais abundantes e mais baratas, como o sal. Mas há mais vantagens, como a maior estabilidade térmica e desempenho superior em climas muito frios. De acordo com a Changan, nos testes de inverno a -30oC, a bateria de sódio apresentou potência de descarga quase três vezes superior a uma bateria equivalente LFP.

Graças ao seu preço, estas baterias têm o potencial de acelerar a democratização da mobilidade elétrica, reduzir a dependência de matérias-primas críticas e estabilizar custos numa indústria cada vez mais pressionada por esta questão.

O Nevo A06 é apenas o início deste processo. A Changan —marca presente no mercado brasileiro—, já anunciou que vai integrar baterias de ions de sódio em mais modelos, inclusive nas restantes marcas do Grupo: Avatr, Deepal, Nevo e Uni.

A CATL, por sua vez, também já prometeu baterias de ions de sódio com maior capacidade, para alcançar autonomias de 500 e até 600 km nos modelos puramente elétricos, e de 300 km nos elétricos com extensor de autonomia.

Curioso em saber os números de desempenho do carro, com as baterias de lítio? Lá vai:

Versão padrão

  • 252 cv (185 kW)
  • Aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos.
  • Propulsão (motor único traseiro)
  • Ideal para uso urbano e suburbano com consumo de combustível otimizado.

Versão topo de linha

  • 408 cv (300 kW) com dois motores
  • Tração elétrica nas quatro rodas
  • Aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos.
  • 55 mkgf de torque para aceleração instantânea


Compartilhe!