Última hora

Risco de incêndio: BMW faz recall de mais de 500 mil carros em todo o mundo

Compartilhe!

A marca alemã BMW está chamando para suas concessionárias já há algum tempo centenas de milhares de veículos devido a um risco de incêndio, confirmou a empresa à agência de notícias AFP, respaldando a notícia publicada pela revista especializada alemã “Kfz-Betrieb”.

da Redação

“Controles de produtos e reclamações de clientes mostraram que, nos veículos identificados, o motor de partida pode apresentar defeito”, o que poderá causar “na pior das hipóteses, um incêndio no veículo”, explicou a BMW.

Segundo a revista “Kfz-Betrieb”, pelo menos 575.000 veículos estão afetados em todo o mundo (inclusive no Brasil), número que a BMW não quis confirmar, destacando apenas se tratar de um volume na ordem dos “seis dígitos”.

No total, 16 modelos equipados com um relé de partida e produzidos entre julho de 2020 e julho de 2022 apresentam o risco, segundo a marca. Os veículos nos quais um motor de partida foi instalado posteriormente durante alguma reparação também estão afetados.

Concretamente, a BMW constatou que o desgaste pode ocorrer num componente do motor de partida após um grande número de acionamentos, impedindo o funcionamento correto do motor do veículo. Em alguns casos, o problema pode levar a um curto-circuito. “Isso pode resultar num superaquecimento local no motor de partida” o que, “na pior das hipóteses, pode provocar um incêndio no veículo”, segundo a BMW. Por esses motivos, a empresa recomenda ao motorista prestar atenção após ligar o motor.

“Em todos os veículos potencialmente afetados, o motor de partida deve ser substituído”, assim como a bateria em alguns modelos “para se adaptar ao novo motor de partida”, explicou a BMW.

No final de 2024, a BMW procedeu o recall de 1,5 milhões de veículos devido a um defeito no sistema de frenagem, o que a obrigou a reduzir as suas metas de faturamento anuais. Um representante da marca afirmou à AFP que o atual recall terá pouco ou nenhum impacto nos resultados financeiros do Grupo, o que é difícil de acreditar.

No Brasil a BMW já vem promovendo esse recall. Seus principais recalls recentes:

  • X3 xDrive30 e e X5 M50 xDrive (2026): Risco de falha na direção por software.
  • Motocicletas R 12 (2024): Atualização de software de gerenciamento do motor.
  • Diversos Modelos (airbags Takata): Recall contínuo para veículos produzidos entre 2004 e 2016 (Séries 1, 2, 3, 4, 5, 6 e X1, X3, X4, X5, X6) para substituição de airbags perigosos.
  • Vários Modelos (motor de partida): Modelos X3, X4, X5, Z4, 520d, 320i, 330i, 530i e 730i (de 2020 a 2022) para substituição do componente.
  • 330i Sport/M Sport (2019): Verificação/substituição do motor. 

Para verificar se o seu veículo está afetado, utilize a ferramenta de busca no site da BMW ou da BMW Motorrad, ou ligue para o 0800 019 7097. 


Compartilhe!