Slide

A briga do momento: BYD x Tesla. Ou China x Estados Unidos…

Compartilhe!

A batalha entre BYD e Tesla no mercado europeu está acirrada: a empresa chinesa registrou crescimento superior a 230%, enquanto a marca americana está em queda livre.

Quando a Tesla olha no retrovisor, vê a BYD pertinho e já com o pisca ligado, pedindo passagem. Se alguém afirmasse há dois ou três anos que isso aconteceria, poucos acreditariam, e apesar do protecionismo europeu e da posição dominante da Tesla até agora, o cenário está mudando.

da Redação

A verdade é que a BYD segue firme e forte em seu avanço no mercado europeu de veículos eletrificados, registrando crescimento de três dígitos em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa notícia, apesar de espetacular, é contrabalançeada pelo fato de que a Tesla segue perdendo terreno, com queda constante em suas vendas, segundo os dados mais recentes da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Em novembro último, a BYD vendeu 21.133 veículos novos na Europa, representando aumento de 221,8% em comparação às 6.568 unidades registradas no mesmo mês de 2024. Esse resultado fantástico coloca a empresa chinesa muito próxima da Tesla, que atingiu 22.801 unidades no mesmo período. Os chineses subindo e os americanos descendo.

Os dados da ACEA abrangem o mercado europeu “alargado”, que inclui não só a União Europeia, mas ainda a Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.

Na União Europeia, a BYD registrou 16.158 veículos vendidos em novembro, crescimento anual de 235,2% , confirmando sua rápida expansão nos principais mercados do Velho Continente. A Tesla, por sua vez, apresentou queda de 11,8% em seus emplacamentos na Europa durante o mês de novembro, passando de 25.840 unidades no mesmo mês em 2024 para 22.801 unidades em 2025 .

A situação é ainda mais grave na União Europeia, onde a Tesla registrou 12.130 veículos vendidos, o que representa queda de 34,2% em comparação com as 18.430 unidades registradas em novembro do ano passado.

A análise do período de janeiro a novembro de 2025 reforça a atual situação entre as duas empresas:

  • A BYD teve 159.869 vendas na Europa, aumento de 221,8 % em comparação com as 42.517 unidades do mesmo período (janeiro-novembro) de 2024.
  • A Tesla , por sua vez, registrou 203.382 veículos vendidos, o que implica em queda de 28,0% em relação ao ano anterior.

No cenário exclusivo da União Europeia:

  • A BYD atingiu a marca de 110.715 unidades no período, crescimento de 240% .
  • A Tesla reduziu sua participação para 129.024 emplacamentos, queda de 38,8% em comparação com as 210.869 unidades do ano anterior.

O forte progresso da BYD reflete uma estratégia de expansão agressiva na Europa -como acontece também no Brasil-, apoiada por uma linha cada vez maior de modelos elétricos e híbridos plug-in, preços mais competitivos e a rápida construção de uma rede de concessionárias cada vez mais robusta.

Por outro lado, o declínio da Tesla reflete o aumento da concorrência, ciclos de renovação de seus produtos excessivamente longos e ambiente regulatório e de incentivos cada vez mais instável.


Compartilhe!