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Concept car: o Plymouth Expresso 1994

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O Plymouth Expresso Concept de 1994 foi uma tentativa ousada e excêntrica da marca americana que estava em dificuldades para se reinventar, dentro de um período turbulento para a indústria automobilística nacional. O carro apareceu no Salão de Chicago de 1994, e surpreendeu o público com sua pintura amarelo-banana, visual lúdico e linguagem de desenho nada convencional, que o fazia parecer mais um brinquedo em tamanho grande do que um veículo pronto para produção.

por Ricardo Caruso

Um vislumbre caprichoso da experimentação de carros-conceito dos anos 1990, o Plymouth Expresso de 1994 combinou design divertido com tecnologia de ponta, oferecendo uma visão colorida e compacta que prenunciou o Chrysler PT Cruiser.
O carro é um exemplo caprichado da experimentação aplicada em carros-conceito dos anos 1990. O o Plymouth Expresso de 1994 combinou desenho divertido com tecnologia de ponta, oferecendo uma visão colorida, simpática e compacta que prenunciou o caminho que levou ao Chrysler PT Cruiser.

Construído sobre uma versão bastante modificada e encurtada da plataforma do Neon, o Expresso era 60 centímetros mais curto e 45 centímetros mais alto que o Neon de série, criando uma silhueta compacta, de teto alto e estilo em formato de bolha. Apresentava elementos característicos de desenho animado, como calotas grandes, espelhos retrovisores arredondados e janelas estilizadas, escolhas que o tornaram instantaneamente memorável, mas sem dúvida excêntrico demais para o apelo popular.

Apesar do exterior extravagante, o interior do Expresso era surpreendentemente avançado. Ele era equipado com recursos que antecipavam tendências futuras, como um sistema de navegação e console de entretenimento com videogame.

O espaço para bagagem também era bem cuidado, com diversos compartimentos e alojamentos cuidadosamente integrados por toda a cabine. No entanto, o espaço interno era limitado, e suas proporções desajeitadas prejudicavam o conforto dos passageiros e a capacidade de carga.

Sob o capô, o Expresso tinha o motor de quatro cilindros e 2,0 litros da marca, produzindo 132 cv de potência, enviando potência para as rodas dianteiras. Era a mecânica essencialmente do Neon padrão alojada em uma estrutura nada convencional.

Embora nunca tenha chegado à produção, o espírito e ideias do Expresso perdurou dentro da Chrysler. O nome ressurgiu como versão dos Plymouth Neon, Voyager e Breeze de 1997 a 1999. Mais significativamente, a filosofia de desenho que ele representava — uma mistura de toques retrô, estilo exagerado e funcionalidade voltada para o estilo de vida — pode ser vista como precursora dos ideais que direcionaram o projeto do Chrysler PT Cruiser, que alcançou um sucesso comercial muito maior no final daquela década.

Em última análise, o Plymouth Expresso Concept continua sendo um exemplo marcante da experimentação de desenho dos anos 1990: ousado, criativo e um pouco exagerado. Ou desesperado, em uma marca que lutava para sobreviver. Marcou tanto o auge criativo quanto o declínio da Plymouth, que desapareceria completamente em 2001. A verdade é que o mundo não estava preparado para ele. E ainda não está…


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