Slide

O que se sabe do Chevrolet Sonic, o SUV do Onix

Compartilhe!

A Chevrolet começou a divulgar, nas redes sociais, as primeiras imagens de seu SUV pequeno, derivado do Onix e que traz pitadas do visual do Tracker e do Equinox EV

O novo Chevrolet Sonic, SUV pequeno que deriva do Onix, deve chegar às ruas no início do próximo ano. O modelo segue sendo mostrado em doses homeopáticas pela marca, após diversos teasers com imagens escuras. Agora a GM divulgou, por meio de suas redes sociais, a imagem da traseira do carro sem disfarces (abaixo). Não mostra muito, mas já é sinal de que o carro está pronto.

por Ricardo Caruso

A foto do novo Sonic — já existiu antes um outro carro da marca com esse nome, que veremos mais adiante — mostra as lanternas horizontais de LED, um ressalto da tampa e o amplo spoiler, detalhes que distanciam visualmente o SUV do Onix hatch, do qual deriva. A linha de cintura será alta e o vidro traseiro é bem estreito. A “gravatinha” Chevrolet surge em preto.

Na dianteira, o novo Sonic aposta no efeito do size impression, recurso visual que dá a impressão de ser maior do que é. Para isto, apostará nos faróis duplos sobrepostos (o DLR na parte de cima), solução aplicada em diversos Chevrolet atuais, incluindo a Montana e o Tracker, e o capô será elevado. A carroceria usa a mesma plataforma GEM do Onix (e também do Onix Plus, Montana e Tracker), o que fica claro pela mesma distância entre-eixos e mesmas portas dianteiras e traseiras do próprio Onix, enquanto a traseira é inspirada no Equinox EV. Uma boa mistura que pode dar certo para enfrentar o VW Tera. 

Como dissemos antes, o nome Sonic já foi usado pela Chevrolet no Brasil em um sedã e hatch compactos premium, vendidos aqui entre 2012 e 2014. Inicialmente era importado da Coreia do Sul e depois do México. Em 2012, a GM Brasil oferecia uma linha diversificada de produtos, incluindo os compactos Celta e Classic, hatches como Agile, sedãs Cobalt e Cruze, SUV Captiva, picapes Montana e S10 e a minivan Zafira, além da chegada do Cruze Hatch e da Trailblazer, com o Onix sendo lançado no final daquele ano. O Sonic veio para complementar o portfolio da marca. 

Debaixo do capô, nada foi confirmado ainda. Algumas informações dão conta que o motor será o conhecido 1.0 turbo de três cilindros acoplado ao câmbio automático de seis marchas, mas com injeção direta de combustível. Versões de entrada podem oferecer o 1.0 aspirado, e há a previsão de uma versão mais esportiva, com o 1.2 turbo de injeção direta do Tracker. Por dentro, o Sonic deve seguir a atualização do Onix 2026, que aposenta o painel atual e parte para o uso de tela flutuante, um grupo de instrumentos digital de oito polegadas conectado à moldura do multimídia de 11 polegadas. Nos carros fotografados camuflados nota-se a presença de uma câmera dianteira para o sistema de frenagem automática.


Compartilhe!