Renault vendeu parte de sua coleção

A Renault projeta abrir um novo museu em 2027, para dar acesso ao público a toda a sua fantástica coleção, que atualmente consiste em cerca de 800 automóveis. No entanto, o seu plano é reduzir para cerca de 600 exemplares e, para isso, leiloou alguns dos automóveis num leilão organizado pela Artcurial, batizado de “The Renault Icons”, num total de 180 lotes. Nem todos eram automóveis, havia também peças de memorabilia da marca.
por Ricardo Caruso, com JC

Conheça aqui alguns dos melhores e mais estranhos exemplares que foram vendidos.
Chausson P.E.R.L.E. Concept 1989

O fabricante francês de carrocerias Chausson apresentou no final dos anos 1980 o “Projet d’Études et de Recherches d’une Ligne Européenne” (daí a sigla P.E.R.L.E.), para tentar atrair novos investimentos na área automotiva. Foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1987 e, posteriormente, no Salão de Genebra de 1989, com algumas alterações e motor do Renault 11, tal como se apresenta hoje.
Renault 4 F4 Darty Électrique 1985

Em 2021 a Renault restaurou cinco exemplares do Renault 4 para celebrar o 60º aniversário do modelo. Posteriormente, foram levados para a EV Europe para serem convertidos em elétricos. Este Renault 4 F4 é uma dessas cinco, finalizado na decoração da empresa francesa Darty. O novo motor eléctrico tem 30cv e uma autonomia máxima de 100km.
Renault 5 1983

O Renault 5 é um dos modelos mais icònicos da marca francesa e este exemplar que vai a leilão pertence ao lote dos últimos exemplares produzidos da primeira geração. Foi doado à colção Renault com alguns problemas e, dessa forma, a equipe que fez a restauração usou uma decoração da polícia.
Renault 21 Turbo Groupe A 1988

Este Renault 21 Turbo foi preparado pela Renault Sport para competir no ERC (Campeonato Europeu de Ralis), inicialmente em Grupo N, sendo convertido, posteriormente, para Grupo A. Competiu em três temporadas, de 1988 a 1990, conduzido pelo português Carlos Tavares.
Renault Floride 1960

O Renault Floride foi lançado em 1959, conhecido por Caravelle no Reino Unido e Estados Unidos, e tinha uma campanha publicitária que juntava o elegante desenho francês com a então belíssima musa Brigitte Bardot. O exemplar que a Renault vai levar a leilão foi utilizado na abertura da Euro Disney em 1992 e para isso tem um capô e tampa do porta-malas reforçados, para que as pessoas pudessem se empoleirar nele e fazer fotografias.
Renault Laguna BTCC 1994

Este Laguna competiu no BTCC, British Touring Cars Champinship (campeonato britânico de turismo), na temporada de 1994, e foi conduzido por Alain Menu, não se sabendo em que provas foi utilizado. Infelizmente, não conta com mecânica.
Renault Spider Prototype 1988

O Renault Spider é um dos mais radicais automóveis alguma vez produzidos pela marca francesa e o exemplar que vai a leilão é um dos protótipos utilizados pela Renault Sport para testar uma caixa de câmbio sequencial. Infelizmente, não conta com motor nem com a tal caixa, uma vez que foram retiradas.
Renault Spider Trophy 1996

A Renault aproveitou o Spider para fazer um torneio monomarca, o “Spider Trophy”. Este exemplar foi um dos automóveis de apresentação, que, infelizmente, também não conta com mecânica.
Renault Trafic Deck’Up Concept 2004

Este foi um protótipo produzido pela Renault apenas como “brincadeira”, tornando a comercial Trafic num veículo de lazer; foi apresentado no Salão de Bruxelas de 2004. A mecânica é a mesma da Trafic que lhe serviu de base: motor turbo-diesel de 2,5 litros. O chassi é mais curto, tem maior altura ao solo e tração integral. A carroceria foi transformada em picape e foram ainda adicionados dois lugares na caçamba.
Renault Twingo II Concept 2006

Este foi o protótipo que a Renault utilizou para a apresentação da segunda geração do Twingo no Salão de Paris em 2006. Tem desenho bastante interessante e rodas do Clio RS, além do teto em vidro. No entanto, é um automóvel estático, com motor apenas para se mover pelos seus meios a baixa velocidade.
Benetton B197/05 1997

Este Benetton B197 foi utilizado por Jean Alesi no Mundial de Fórmula 1 de 1997, onde conseguiu ir três vezes no pódio.
Fior Electrocampus Electric Prototype 1993

Este é um fórmula protótipo, concebido com base num Fórmula Campus e apresentado no GP do Mônaco de 1993. É totalmente eléctrico e foi construído por uma reduzida equipe de técnicos e curiosos da Renault em seis semanas.
Lotus 95T/4 1984

Esta Lotus 95T/4 utiliza um motor turbo da Renault e a icônica decoração da John Player Special. Este exemplar específico foi utilizado por Elio de Angelis no GP de Detroit, onde terminou na segunda posição.
Renault 21 “Lévy and Goliath”

Este estranho Renault 21 foi criado para o filme “Levi e Golias” de 1987, com uma aparência bastante caricata, mas é totalmente funcional.
Renault-Alpine A442 1975

Este Alpine A442 foi construído para competir no Mundial de Marcas no final dos anos 1970 e foi utilizado por Gérard Larrousse e Jean-Pierre Jabouille na temporada de 1975, e em 1977 na “24 Horas de Le Mans”, nesse caso com as cores da Bendix (pilotos Didier Pironi, René Arnoux e Guy Fréquelin). Foi ainda usado como veículo de reserva dos pilotos Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud para Le Mans em 1978, mas que, acabou por não sendo usado. Está equipado com o motor V6 Turbo.
Renault Clio II Pickup 2001

Com base num Clio Tech Road, a Renault produziu o protótipo de uma picape com seis rodas. Este protótipo conta apenas com um motor para locomoção a baixa velocidade e serviu para dar treinamento aos trabalhadores da área das carrocerias da fábrica de Flins.
Renault RE30/B9 1982

Este foi o Fórmula 1 utilizado por René Arnoux e Alain Prost na temporada de 1982, onde a Renault conseguiu quatro vitórias. Este exemplar específico foi mais usado em treinos e teve um acidente no GP da Inglaterra de 1982, com Arnoux ao volante.
Renault RE40/00 1983

Este RE40 foi usado por Alain Prost em treinos privados, sendo apenas usado em um GP, o dos Esyados Unidos, em Long Beach, onde Prost terminou em 11º.
Renault RE40/03 1983

Outro RE40 foi a leilão. Este competiu em cinco GPs em 1983, conseguindo duas pole positions e uma vitória pelas mãos de Alain Prost. Infelizmente, Prost não conseguiu vencer o campeonato por apenas dois pontos.
-illiams-Renault FW19 1997

O FW19 foi vencedor do campeonato de 1997 com motor Renault V10 e foi o último Williams concebido por Adrian Newey. Este exemplar é o chassis número 03 e foi pilotado por Heinz-Harald Frentzen no GP do Brasil.
O seu valor estimado situa-se entre os 800 mil e os 1,2 milhões de euros.

