AUTO&TÉCNICA FILES #113 – Honda Civic Si 2007
Honda Civic Si
No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2006, a Honda mostrou o Civic Si, lançado em março de 2007. Não era apenas uma versão mais esportiva do sedã: o Si tornou-se o carro nacional mais potente de sua época, graças a um conjunto mecânico diferenciado, com o lendário motor 2.0 i-VTEC (K20Z3), capaz de entregar 192 cv a impressionantes 7.800 rpm, mais câmbio manual de seis marchas com engates curtos, garantindo o zero a 100 km/h em 7,9 segundos. O Si tinha ainda diferencial de deslizamento limitado (em inglês Limited Slip Differential), e por isso a Honda estranhamente identificou o recursos com a psicodélica sigla “LSD”…
por Rubens Caruso Junior
Além do fôlego extra, o modelo diferenciava-se visualmente pelas rodas aro 17 exclusivas, aerofólio discreto, interior com bancos exclusivos e painel com iluminação vermelha. A paleta de cores era enxuta: Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico.
Mesmo após o recente fim da fabricação local e a transição para modelos importados, o Civic Si “Made in Brazil” permanece como um capítulo interessante da esportividade nipônica no Brasil. O emblema “Si” só retornaria ao mercado brasileiro em gerações posteriores, importadas do Canadá e apenas na carroceria cupê.
Durante seu tempo em produção, que se estendeu até 2011, o Si nacional manteve uma respeitável aura de exclusividade. Estima-se que cerca de 8.000 unidades tenham saído da linha de montagem em Sumaré, interior de São Paulo, volume reduzido que hoje o coloca na lista de neo-colecionáveis.
AUTO&TÉCNICA resgatou de seus arquivos históricos as imagens abaixo, fotos oficiais da apresentação do Civic Si em 2006. Confira!
Para ver as imagens ampliadas, clique com o botão direito do mouse sobre elas e abra-as em uma nova guia.






Para ver todo o material já publicado dos arquivos históricos de A&T, clique aqui!
