Conceito Dacia/Renault Hipster antecipa o elétrico mais barato da marca
A Dacia, marca romena que pertence à Renault e que por aqui gerou o Logan, Sandero, Oroch e Duster, apresentou o Hipster Concept: um carro elétrico leve, eficiente e projetado para uso urbano, mantendo a promessa de sempre oferecer um preço acessível.
por Marcos Cesar Silva

A Europa está atravessando uma fase de mudanças, não apenas no cenário automotivo, mas também na forma como se vive o dia a dia. E o mercado, no geral, está reagindo a estas mudanças.

A Dacia, conhecida lá por oferecer por lá “o melhor valor pelo custo” (o famoso “custo/benefício”), acaba de revelar um novo concept car que tem um objetivo muito claro: fazer o que a Volkswagen fez durante a Segunda Guerra e reinventar o automóvel do povo.

A mesma marca que em 2004 lançou o Logan, um sedã familiar, por 5.000 euros (R$ 31 mil), agora apresenta o Hipster Concept, modelo elétrico que quer ser tão acessível no mercado como o Logan foi no início deste século. Mas que ninguém espere valores do Hipster na casa dos 5.000 euros… Os tempos são outros.
“Este é o projeto mais ‘Dacia’ em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 21 anos”. Romain Gauvin, Diretor de Desenho Avançado e Desenho Exterior da Dacia.
O Dacia Hipster mede apenas três metros de comprimento, 1,55 m de largura e 1,52 m de altura, mas consegue acomodar até quatro adultos. O porta-malas vai dos 70 aos 500 litros, dependendo da configuração usada dos bancos.

Além das dimensões bastante contidas — muito mais curto que os kei car japoneses, mas mais largo —, o Hipster Concept é 20% mais leve que o Dacia Spring, conhecido no Brasil como Renault Kwid. O peso não vai além dos 800 kg.

Menos peso significa menos matérias-primas usadas, menor consumo energético na produção e menor energia necessária para se mover, o que contribui de maneira decisiva para reduzir pela metade a pegada de carbono diante dos modelos elétricos atuais.

A simplicidade também é visível no desenho: uma carroceria quadradinha e compacta, com as quatro quatro rodas colocadas nas extremidades, linhas limpas e sem nada supérfluo. Na dianteira, amplos faróis horizontais e visual robusto, mas agradável. Na traseira, a tampa do porta-malas ocupa toda a largura do carro e abre em duas partes, facilitando o acesso ao compartimento de carga.
Alguns detalhes interessantes da carroceria do Hipster:
- Material reciclado: A proteção lateral da carroceria é feita de um material desenvolvido pela Dacia que é parcialmente reciclado.
- Painéis de plástico: Ele usa painéis de plástico sem pintura em pontos de atrito para disfarçar arranhões e facilitar a troca de peças em caso de pequenos danos, o que é comum em carros urbanos.
- Partes pintadas: A carroceria tem poucas partes pintadas para economizar ainda mais no processo de produção.
Essa abordagem de construção faz parte da filosofia de desenho “apenas o essencial” da Dacia, visando criar um veículo acessível e prático.

Como em outros modelos da marca, há soluções engenhosas para conter custos e peso. As lanternas traseiras estão integradas no vidro de trás, eliminando peças adicionais, e os puxadores das portas dão lugar a correias, mais leves e práticas.

Apenas três elementos da carroceria são pintados: a dianteira e as duas entradas das portas laterais. O resto mantém a cor natural do material aplicado.


No interior, o espaço foi otimizado ao máximo. As janelas são planas, os bancos têm estrutura visível e revestem-se de tecido especial. O banco dianteiro é de correr, numa referência clara aos automóveis populares do passado, e o porta-malas -como vimos- pode variar entre os 70 e 500 litros.

A tecnologia segue a filosofia BYOD (“Bring Your Own Device“), algo como “Traga seu Próprio Equipamento, sem telas centrais. O smartphone do usuário serve de sistema de multimídia e até de chave digital.

E quando chega? Por enquanto, o Dacia Hipster Concept é exatamente isso: apenas um conceito. Os engenheiros da marca explicam que foi concebido para checar a sua viabilidade industrial, mas ainda há arestas que precisam ser aparadas, especialmente no que diz respeito à legislação a cumprir.

E, apesar de ter sido concebido antes do anúncio de Ursula Von der Leyen sobre o E-Car europeu, o Hipster dá uma ideia do que poderá ser um carro para atender essa categoria. E, mais do que isso, mostra a direção que a marca romena quer seguir: carros elétricos acessíveis, simples, práticos e sustentáveis.
O “E-car Europa” é uma iniciativa da União Europeia para desenvolver e promover carros elétricos compactos e acessíveis naquele continente, que sejam ecológicos, econômicos e produzidos na Europa. O objetivo é fortalecer a indústria automotiva europeia, reduzir a dependência da China no mercado de elétricos e tornar a transição para veículos elétricos mais viável para os cidadãos, atendendo o objetivo de banir a venda de carros a combustão até 2035.


