Stellantis vai desenvolver — com a NVIDIA, Uber e Foxconn — táxis autônomos
A Stellantis anunciou uma nova operação de colaboração estratégica com a NVIDIA, Uber Technologies e Foxconn, para desenvolver e implantar veículos autônomos (sem necessidade de motorista) de Nível 4 para serviços de táxi em todo o mundo.
da Redação

O acordo faz parte da estratégia global de mobilidade autônoma da Stellantis, que busca consolidar sua posição no futuro do transporte inteligente, sustentável e sem motoristas. Essa iniciativa sucede a recente colaboração da empresa com a Pony.ai, focalizada no desenvolvimento de táxis na Europa.
A colaboração entre Stellantis, NVIDIA, Uber e Foxconn combina os pontos fortes de cada empresa para acelerar a chegada da condução autônoma de Nível 4 :
- A Stellantis contribuirá com sua experiência em engenharia e fabricação de veículos , aproveitando suas plataformas prontas para veículos autônomos (K0 e STLA Small).
- A NVIDIA integrará sua arquitetura DRIVE AGX Hyperion 10 e o software DRIVE AV, projetados especificamente para prolongar a vida útil da bateria de nível 4 (L4).
- A Foxconn será responsável pela integração de hardware, sensores e sistemas de computação de alto desempenho (HPC) .
- A Uber irá operar os serviços de táxi autônomo, começando com uma frota de 1.000 veículos Stellantis em cidades selecionadas dos Estados Unidos.
Espera-se que os programas-piloto comecem nos próximos anos, com o início da produção (SOP) planejado para 2028 .
As plataformas AV-Ready da Stellantis são projetadas para suportar recursos de autonomia de Nível 4 , com atualizações tecnológicas progressivas, redundâncias de segurança e sensores avançados. Essas arquiteturas permitem otimizar o custo total de propriedade e melhorar a segurança e a confiabilidade das frotas de mobilidade compartilhada.
A combinação do hardware da NVIDIA, da engenharia da Stellantis e das capacidades da Foxconn permite a criação de uma solução global que facilitará a implantação em larga escala de serviços de táxi autônomo em diversos mercados. A NVIDIA produz hardware e software para computação de alta performance, focalizando em áreas como inteligência artificial (IA), data centers, jogos, veículos autônomos e robótica. Seus principais produtos são as unidades de processamento gráfico (GPUs), que são usadas em aplicações que vão desde jogos e design gráfico até o treinamento de modelos complexos de IA, como os do ChatGPT.
A Foxconn produz uma vasta linha de produtos eletrônicos para grandes empresas globais, como a Apple, Microsoft, Sony e Nintendo. Seus principais produtos incluem computadores, celulares (incluindo iPhones), tablets, consoles de jogos (PlayStation, Xbox e Nintendo, entre outros), e componentes eletrônicos, além de produtos mais recentes como servidores de IA e agora carros elétricos.
A Uber Technologies não produz produtos físicos, como carros, mas sim uma plataforma de tecnologia que oferece uma variedade de serviços baseados em transporte e entrega. A empresa atua como intermediária, conectando usuários a motoristas, empresas e transportadoras, utilizando aplicativos e outros sistemas para gerenciar a logística.
O chamado “Memorando de Entendimento” (MoU) assinado pelas empresas estabelece a estrutura para futuros acordos sobre desenvolvimento, licenciamento, produção e aquisição. Todas as partes mantêm flexibilidade para colaborar em outras áreas do ecosistema de condução autônoma .

